A utilização de testes psicológicos é de uso exclusivo do Psicólogo, requerendo conhecimentos, habilidades e constante atualização.
A Sociedade Rorschach de São Paulo, sempre comprometida com a ética profissional e cientifica, mantém pesquisas que contribuem para sua constante atualização e fidedignidade.
Lembrando Silveira:
“Justamente pela sua precisão e pela multiplicidade de informes, a prova de Rorschach terá de ser manejada com critério rigoroso. Do contrário poderá conduzir o examinador - e, o que é pior, o examinando – a soluções erradas, por vezes graves. Não bastam, porém, a quem pratica bom senso e adequada orientação técnica: é necessário que se arme de conhecimentos teóricos – para apreender toda riqueza que a prova oferece – e que possua de personalidade uma visão de conjunto”.
Ressaltamos que os critérios adotados no Sistema Silveira para análise e codificação dos processos mobilizados durante a prova de Rorschach, bem como os dados estatísticos atualizados para avaliação dos resultados dos diferentes índices, encontram-se no: “Rorschach Clínico – Manual Básico – 3ª Edição Revista e ampliada”, já acrescido das informações solicitadas pelo Conselho Federal de Psicologia. (Disponível no SATEPSI – Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos –http://www2.pol.org.br/satepsi/sistema/admin.cfm).
Comissão de Ética da SRSP.